PROGRAMAÇÕES gerais

Casa da Ciência

A Casa da Ciência tem a curadoria técnico-científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Serão mais de 40 eventos, entre palestras, oficinas, mesas-redondas, seminários e visitas às coleções científicas do MPEG. Terão destaque as iniciativas tecnológicas, sociais e ambientais desenvolvidas na região, visando à conservação, à sustentabilidade e à melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.

A maior parte dos eventos se realizará na Biblioteca Clara Galvão e
no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreirano Parque Zoobotânico
(Avenida Avenida Governador Magalhães Barata, 376 – São Brás, Belém-PA)

Espaço Chico Mendes

O “Espaço Chico Mendes & Fundação Banco do Brasil na COP30” é um local de diálogos, encontros e articulações para fortalecer nossos territórios e nossas juventudes. Em uma área de 7 mil metros quadrados, acontecerão feiras, exposições e debates das populações tradicionais.

É o resultado da parceria entre as fundações Chico Mendes e Xapuri com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), o Comitê Chico Mendes, o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e a Fundação Banco do Brasil.

Esse espaço de arte, cultura e reflex̌ões sobre o papel e a importância das populações locais no enfrentamento das mudanças climáticas reunirá coletivos de mulheres e de jovens dos diversos segmentos das populações tradicionais da Amazônia, Brasil e do mundo. A entrada é livre para todos os públicos.

As atividades serão realizadas no Auditório Paulo Cavalcante e em outros espaços do Campus de Pesquisa do MPEG (Avenida Perimetral, 1901 – Terra Firme, Belém-PA).

Estação Amazônia Sempre

A Estação Amazônia Sempre — resultado da parceria entre o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) — contará com uma agenda dinâmica, focada na Amazônia, cocriada e selecionada com uma ampla rede de parceiros e organizações por meio de uma chamada aberta para propostas. O programa visa promover diálogos inclusivos e transformadores sobre o futuro da Amazônia ao longo da realização da COP30. Serão realizados seminários, palestras e rodas de conversa, incluindo as atividades da Rede Bioamazônia, que engloba instituições de pesquisa da Pan-Amazônia, entre as quais o Museu Goeldi.

As atividades serão concentradas no Auditório do Centro de Exposições Eduardo Galvão, no Chalé Rodolfo de Siqueira Rodrigues e no entorno do Espaço Raízes, localizados no Parque Zoobotânico (Avenida Governador Magalhães Barata, 376 – São Brás, Belém-PA).

Presença Suíça

A presença da Suíça no Museu Goeldi está representada pelo programa “Road to Belem”, que propõe debates sobre a biodiversidade e o clima na “Estação Amazônia Sempre”, como também pelo espaço Planetary Embassy, criado pela Swissnex no Brasil, onde haverá uma série de conferências. As atividades reunirão, representantes governamentais e do setor privado, cientistas, artistas e integrantes de comunidades indígenas e locais. Entre os eventos, está a apresentação do projeto de restauração da “Casa Goeldi” e sua transformação em um centro de inovação em tecnologias sociais, científicas e educacionais.

As atividades se concentram no Chalé João Batista de Sá (Planetary Embassy), no entorno da Casa Goeldi (painéis) e no Auditório Eduardo Galvão, todos no Parque Zoobotânico do MPEG (Avenida Governador Magalhães Barata, 376 – São Brás, Belém-PA).

Rolar para cima